Tag dica de nutrição fala de manteiga X margarina


Bom tarde, meus amores tricoteiros!

A nossa tag dica da nutri a partir de hoje se chamará dica de nutrição, pois além das dicas da nutricionista Lívia França, que já colabora com o Bossa, vamos trazer impressões minhas como consumidora e dicas provenientes das minhas pesquisas jornalistas, assim a tag aparecerá mais vezes por aqui. Ótima noticia pra quem curte um estilo de vida mais natural e de vida simples, não é mesmo minha gente?!

Hoje vou falar do uso da manteiga X margarina. As informações são da própria @liviafrancanutri (segue lá), mas com meus pitacos. Gente ela diz que manteiga é mais saudável. Sim, é e eu já sabia disso, pois sempre tive o pé no campo na casa da minha avó Santana e também meu pai possuia sítio e eu tomava leite logo após a ordenha, comi muito queijo e muita manteiga feita ali no sitio com sabor ótimo e tudo sem aditivos, corantes ou conservantes químicos. Gente, minha avó morreu aos 98 anos e de velhice, tinha a pressão 12 x 8 e sempre comeu gordura de manteiga ou outras naturais como a banha de porco. Essa minha vivência me diz que o que nos adoece é o exagero e os aditivos químicos, isso sim. E margarina, via de regra, é gordura hidrogenada, que cola nas paredes das artérias e as entope. Então é mais legal usar manteiga que margarina, óbvio.

Hoje, luto para manter os níveis de colesterol e triglicerídeos em níveis aceitáveis para minha idade, não uso margarina, mas manteiga uma vez ou outra e prefiro óleos vegetais, como de oliva ou coco babaçu para cozinhar. Tudo com parcimônia e vem dando certo.

Sobre a manteiga, a nutricionista diz que além do sabor dela ser de um alimento, e não de um produto alimentício, contém ácido butírico (bom para a saúde metabólica e intestinal), vitamina A (antioxidante e facilitadora da digestão das proteínas), D e E. É um produto de origem animal, proveniente do leite de vaca. Contém basicamente 2 ingredientes: creme de leite (nata) e cloreto de sódio (sal).


Já a margarina não é alimento, é um produto alimentício, explica a nutricionista. Ela é proveniente da hidrogenação de óleos vegetais, ou seja, é gordura hidrogenada ou  trans. Contém em sua composição água, óleos vegetais líquidos e interesterificados, vitaminas, estabilizantes mono e diglicerideos de ácidos graxos e ésteres de poliglicerol de ácido riconoléico, conservantes benzoato de sódio e sornado de potássio, acidulante ácido cítrico, aromatizante (aroma idêntico ao natural de manteiga), antioxidantes e corantes urucum e cúrcuma.

Algumas dicas da Lívia França para o consumo de manteiga:

1. Nunca tenha margarina em sua casa!
2. Uma ótima opção para o consumo da manteiga, é clarificar ela, transformando em manteiga Ghee!;
3. Desconfie de lista de ingredientes gigantescas;
4. A manteiga pode ser adicionada na alimentação de indivíduos saudáveis de forma cuidadosa;
5. Opte por uma que não contenha sal nem aditivos. 

Espero que tenham gostado do post.
Até a próxima!

Nenhum comentário