Nutricionista estreia coluna no Bossa e fala sobre rótulos e leite em pó

Bom dia, amores tricoteiros!

Hoje trago uma super dica para vocês e novidade também. Todos sabem que estou realizando o projeto boa forma para o verão 2016. O objetivo, claro, é ficar em forma. Pois bem, a nutricionista que me consultei chama-se Lívia França e combinei com ela para que uma vez por semana aparecesse aqui e nos desse dicas para uma alimentação mais saudável. Hoje ela estreia a coluna falando sobre leite em pó e a importância de lermos o  rótulo dos alimentos.


Vocês sabiam que nem todo leite em pó é de fato leite? É esse o tema do primeiro post dela. Gente, eu também não sabia e achava que era tudo leite, só que não é, muitos são preparados com óleo e açucares o que não é legal para uma dieta saudável. Então temos mesmo que criar o hábito de ler o rótulo dos alimentos na hora de comprar. Já comecei a fazer isso e adquiri um leite em pó sem gordura para minha dieta dentro dos padrões indicados pela Lívia. Mas deixemos de introdução e vamos as dicas preciosas da nutri:


Primeiramente precisamos saber como o leite em pó é feito. Você ai sabe

Pois bem, o leite em pó é um derivado do natural, obtido pela desidratação do leite (integral, semidesnatado ou desnatado). A água que é o maior componente do leite "in natura" é eliminada, restando apenas o extrato seco do leite (gordura, açúcar, vitaminas e minerais) e uma pequena quantidade de água. 
Então, se o leite em pó é o mesmo leite “in natura”, certamente faz bem! NÃO GENTE, NEM SEMPRE.
.
Vou explicar para vocês mostrando o exemplo do NINHO FASES. 🏼
Lista de ingredientes :
“Leite parcialmente desnatado, maltodextrina, óleo de milho, óleo de canola, lactose, frutooligossacarídeos, oleína de palma, inulina, minerais, vitaminas e emulsificante lecitina de soja. NÃO CONTÉM GLÚTEN. ESTE PRODUTO NÃO É LEITE EM PÓ.”
.
Sim, está descrito dessa forma na embalagem. Traduzindo para vocês: uma mistura de açúcar (maltodextrina) com gorduras vegetais (óleo de milho, canola) e alguns aditivos. E detalhe, na própria embalagem tem: "este produto não é leite em pó". OI
.
Precisamos estar atentos ao que ingerimos e ao que ofertamos aos nossos filhos!! Mas isso não acontece apenas com o ninho fases, muitas outras marcas de leite adicionam ingredientes como esses. Mais atenção!!
.
A #dicadaLívia hoje é:

- Na hora de escolher leite em pó, vamos ficar de olho na embalagem completa.
- Prefiram o leite em pó que apresente como ingredientes: leite em pó integral ou desnatado + lecitina de soja. Em alguns também podem conter fosfato de cálcio ou pirofosfato férrico.

*Lívia França é pós graduada em Nutrição, exercício e envelhecimento.
Atende em consultório com ênfase em nutrição clínica e esportiva.
**Escreverá sua coluna uma vez por semana aqui no Tricô com Bossa

Nenhum comentário