Pão caseiro da Mama: Petrópolis e Rosca Doce

Atendendo a pedidos aí vão as receita dos pães que aprendi com minha irmã, Mamãe Dona Márcia (é assim que até bem pouco tempo os filhos gêmeos dela a chamavam, pois chamam a avó também de mãe - Mãe Vó).











Rosca Doce (Na verdade é modelado como trança, mas pode ser na forma de rosca)
1 kg de trigo
250 g de açúcar
03 ovos
200 grs de margarina
75g de fermento biológico (1/4 de xícara)
250 ml de leite morno
250 ml de água morna

Misturar todos os ingredientes líquidos, junte o trigo mexendo bem, mas sem sovar (vá puxando a massa para cima até formar uma bola). Deixe descansar por 30 minutos até a massa crescer (cubra a bacia da massa com um pano limpo - em lugar frio pode colocar a massa para crescer dentro do microondas (sem aquecer, viu meninas) também cobrir com um pano). Divida a massa e modele tiras para fazer a trança. Coloque em forma untada e enfarinhada. Deixe crescer mais 20 minutos. Depois pincele com a mistura de uma gema mexida com um pouco de café sem açucar. Leve para assar em forno pré-aquecido médio por 20 minutos. 



Pão Petrópolis (Receita do pgm Ana Maria Braga)

Ingredientes
50g de açúcar (¼ xícara de chá)
400g de farinha de trigo (2 ½ xícara de chá)
1 pitada de sal
30g de fermento fresco (2 tabletes)
1 colher (sopa) de manteiga (15g)
180 ml de leite (¾ xícara de chá)
1 ovo
1 gema misturada com 1 colher (chá) de café pronto


Numa tigela coloque o açúcar, farinha de trigo e a pitada de sal e misture. Reserve.Coloque numa outra tigela o fermento fresco, a manteiga, o leite e o ovo e misture bem. Adicione a mistura de farinha (reservada acima) e sove bem até ficar uma massa homogênea.
Dica: Polvilhe um pouco de farinha de trigo nas mãos para desgrudar a massa que fica entre os dedos. Deixe a massa descansar por 20 minutos.
Modele a massa dando formato do pão, polvilhe com farinha de trigo e transfira massa para uma forma de bolo inglês (25 cm por 10 cm e 6 cm de altura) forrada com papel manteiga nas laterais deixando 10 cm de papel para o lado de fora da forma. Pincele a massa de pão com a gema misturada com café pronto e deixe crescer até a massa dobrar de tamanho.
Leve o pão ao forno médio pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos ou até dourar. Retire do forno, desenforme, retire o papel manteiga e sirva em seguida.