Papo de cozinha: tirando dúvida de leitora sobre goma de mandioca

Tricoteiras e tricoteiros, tudo bem com vocês?! hoje me deparei com um comentário em um dos posts aqui do Bossa mais visitados, que é o da receita de bolo de goma. A Augusta me escreveu e disse que é do Rio de Janeiro. Ela fala que tem uma raiz familiar aqui no meu Piauí e está cheia de dúvidas sobre que goma é a usada para frazer o bolo que dei a receita. Pois vamos lá, tentarei explicar. Antes de tudo, esclareço que sou só uma curiosa na cozinha e gosto dos hábitos alimentares do meu estado. A receita que dei NESTE POST é um dos modos de fazer o bolo com este produto, mas existem N variações. Em tal receita é usada a goma fina seca, e não a farinha de goma que é cheia de carocinhos. Aproveito para passar algumas informações 'culturais' sobre a mandioca...hehehehe.
Ah, e quem não tem azeite de coco babaçu pra usar na receita pode usar sem susto óleo de soja ou similar pra fazer a iguaria.

a mensagem foi esta:
Oi!
Sou carioca, moro no Rio, qual o nome desta goma?Onde encontro aqui no Rio? Minha mãe era do Piauí e eu adorava comer este bolo quando ia lá, mas aqui não sei que goma é, serve aquela tapioca que a gente compra para fazer pudim de tapioca e cucuz de coco?
Grata
Augusta
psinoticias@ibest.com.br


Dicas:

1. A goma é uma espécie de farinha bem fina extraída da mandioca, a mesma raiz que faz a farinha de mandioca, que fazemos farofa, pirão, etc.

2. A goma é obtida através da lavagem da mandioca triturada e fica bem fina. Ela é goma justamente porque tem uma liga quando molhada pra fazer beiju ou assada pra fazer bolo.

3. A mandioca não é a mesma coisa que macaxeira, apesar de serem da mesma família. Esta última comemos cozida ou frita, com sua massa podemos fazer bolo doce também e geralmente  leva leite de coco e seus flocos (ralado fresco ou comprado em flocos secos no supermercado).

4.Mandioca não se come na forma cozida ou frita, pois ela tem uma substância tóxica quando crua. Gado bovino, por exemplo, que come mandioca por um acaso as vezes morre ou se 'embebeda'.

5. Voltando para a goma. Ela é a mesma que fazemos tapioca ou beiju. Pode ser comprada em feiras, supermercados que vendem produtos do Nordeste. Aí no Rio acredito que você  Augusta encontre na feira de São Cristóvão.

6. Goma não é a mesma coisa que farinha de goma. Esta última tem aspecto de caroços, ou seja, é fruto do 'bagaço', sem refino. Ambas servem para fazer 'bolo de sal' e com a farinha de goma se faz também o 'cuscuz' baiano, que é doce.

7. A gente pode também encontrar a goma fresca prensada (ótima pra fazer beiju), mas a forma tradicional é seca e em forma de pó/farinha.

PS:. Estou com problemas na minha conexão de internet, mas logo logo vou postar foto de goma e de farinha de goma para que não fiquem dúvidas sobre os produtos. Se alguém ainda tiver dúvidas sobre o assunto, é so deixar um comentário que se eu souber respondo. Espero ter ajudado.

bjocas da Dri!

Nenhum comentário