Receitas com Limão

As receitas a seguir não as fiz (ainda). Eu as peguei do maravilhoso blog Trem Bom. É cada foto e cada receita de dar água na boca. Tudo de muito bom gosto e cada receita traz uma história, uma contextualização. Ao que entendi o blog é de uma brasileira chamada Valentina que mora no exterior. Como adoro coisas azedinhas peguei de lá duas receitas com limão. As fotos que ilustram essa postagem também são do referido blog.
PS: Eu vou reproduzir essas receitas na cozinha da minha casinha de boneca :P



Creme de Limão
Ingredientes – rende 10 porções:
850ml creme de leite fresco
225g açúcar
4 limões -  casca em tiras finas e suco
Preparo:
Coloque o creme de leite, cascas de limao  e o acucar numa panelinha e mexa para dissolver. Deixe ferver por uns 5 minutos, mexendo de vez em quanto. Coloque o suco de limão na mistura, mexa e retire do fogo. Passe a  mistura por uma peneira. Divida a mistura igualmente por vasilhas , deixe esfriar e leve a geladeira até a hora de servir. Servi os meus com uma framboesa para cortar um tiquito o doce do posset.




Bolo de limão Tahiti
Ingredientes:
¾ xícaras de manteiga em temperatura ambiente
2 ½ xícaras de açúcar de confeiteiro, separe a quantidade de 1 ½ xícara e 1 xícara
2 ovos grandes em temperatura ambiente
¼ xícara de leite em temperatura ambiente
1 ⅓ xícara de farinha de trigo com fermento peneiradas **
4 limões tahiti
6 colheres de sopa de açúcar
Forma quadrada de 20cm x 20cm untada e forrada com papel manteiga ou forma redonda de 20 cm
** caso não tenha farinha de trigo com fermento utilize a normal mais 1 ¾ colheres de sopa de fermento para bolo mais 1 colher de chá de sal

Preparo da massa:
Pré-aqueça o forno – 180oC. Bata a manteiga e 1 ½ ‘xicaras de açúcar para combinar tudo, por aproximadamente 3 minutos. Acrescente os ovos, um por um, batendo bem após cada adição – baixe a velocidade da batedeira quando for incorporar os ovos. Por fim acrescente o leite e a farinha de trigo. Transfira tudo para a forma pré-untada e asse por uns 33 minutos. Faça o teste do palito antes de tirar do forno.

Preparo da calda:
Enquanto o bolo estiver assando raspe o limão para adquirir o equivalente a uma colher de sopa de raspa. Ponha numa tigelinha. Esprema limão o suficiente para tirar 6 colheres de sopa. Transfira para a mesma panelinha onde está a raspa. Acrescente as 6 colheres de sopa de açúcar e mexa bem para dissolver o açúcar. Desta medida tire o equivalente a dois ½ colheres de sopa e reserve numa outra tigelinha.Quando o bolo estiver pronto, retire do forno e faça vários furos nele. Derrame calda por cima dele enquanto ainda quente. Deixe o bolo esfriar completamente na forma sobre uma grelha antes de desinformar.

Preparo da cobertura:
Enquanto o bolo esfria pegue 1 xícara de açúcar de confeiteiro reservada e as 2 ½ colheres de sopa da calda e transfira para uma vasilhinha. Mexa bem até atingir uma ‘pasta’ que será usada para revestir o bolo. Tive que acrescentar um pouco mais de sumo de limão para atingir a consistência adequada. Isto vai depender do tamanho dos limões que você usar e da quantidade de sumo que cada um tem.
Quando o bolo estiver esfriado completamente espalhe a cobertura por cima. Acrescente qualquer decoração que queira.

Um comentário

Trico sem costura disse...

OLá,

Vou tentar suas receitas, limão aqui é tão bem vindo.
Bjs