Receitinhas para a Páscoa

Já estamos na semana da Páscoa e nada melhor que colocar em prática algumas receitinhas, tanto na cozinha como em algo mais que você queira fazer nesse tempinho porporcionado pelo feriado. Eu escolhi duas receita a Citron, uma xale de tricô belíssimo e ao que entendi simples, e um Creme de Bacalhau, porque ninguém é de ferro, né?

A receita do Creme de Bacalhau eu já experimentei no Domingo passado *(uma pena não ter feito a foto do prato pronto, pois levei pro sitio pra saborear com a familia e esqueci de levar a máquina), mas garanto que é uma delícia, e o melhor que rende bem e leva pouco ingrediente. Já a receita do xale só vou poder executar pela generosidade da Valéria do blog Tricô e Prosa, que faz trabalhos belísismos e ainda traduz as receitas e divide com quem não é prático no inglês. A generosidade é uma qualidade de poucos, nesse nosso mundo de individualismo e competição. É por isso que continuo a acreditar no pontecial do ser humano. Obgada, Valéria.


O  xale Citron é da Knitty  e a foto postada aqui também é de lá. Já o do Creme de Bacalhau é da revista Manequim deste mês de abril.

Creme de Bacalhau:

500g de bacalhau, 1 cenoura ralada, 1 xícara(chá) de cebola picada, 2 dentes de alho picados, 1 xícara(chá) + 4 colheres (sopa) de leite, 10 colheres (sopa) de creme de leite, 1 pão francês molhado no leite, 3 colheres de azeite de oliva, queijo ralado a gosto.

cozinhe o bacalhau por 10 minutos em fogo baixo, escorra a água, desfie e reserve.Coloque em uma panela o azeite, alho, cebola e cenoura, refogue por 4 minutos. Acresecente o bacalhau, o leite, o creme de leite e deixe cozinhar por 10 minutos. Junte o pão molhado no leite e misture até desmanchar. Coloque tudo numa assadeira antiaderente ou refrátario, salpique o queijo ralado por cima e leve ao forno pré-aquecido para gratinar. Rende duas porções e pode ser servido com arroz braco e salada.

Dica do Bossa:

Não coloquei o creme de leite direto na panela, mas acrescentei ele ao pão molhado no leite. Usei queijo qualho ralado na hora; e não coloquei sal na receita, pois o bacalhau mesmo demolhado (eu não cozinhei o bacalhau, mas deixei ele de molho na água fria de um dia para o outro) deixa o sal no ponto, além disso, o queijo tem sal. ah, acrescentei azeitonas no creme que fiz, apesar da receita não pedir.

3 comentários

Valéria disse...

Adriana, eu é que agradeço pelas palavras carinhosas. Eu ainda não tricotei o Citron e gostaria muito de ver o seu, quando terminá-lo!
Feliz tricotar!

Beijo,
Valéria Garcia

rose garden disse...

Oi, Adriana
Este acho q não consigo fazer. Parece fácil, mas fui na receita traduzida e não consegui entender.
Bjs
Rosângela Campos

Dri disse...

Magina, Rosangela se você não cosegue fazer. Acho que não estava com paciencia pra ler a receita. rsss. Você faz só de olhar, nem precisa de receita. Talvez até por isso vc não tenha entendido, pq prefere gráfico. não gostas de escrito, né? Saudade de você. bjinho