Bolo de Goma, um delicioso hábito piauiense


Bolo de goma de mandioca (fécula de mandioca) é uma tradicição na mesa do piauiense. Para o café da tarde, apesar do nosso calor de cada dia, é uma boa pedida e eu , como boa piauiense vou já ali na cozinha fazer um pra meu café da noite. hehehehe. Divido duas receitas da iguaria com as tricoteirtas que por aqui aportam. Uma delas leva trigo também aí a textura do bolo fica diferente do convencional e demora mais a ficar duro, mas mesmo duro (dormido) ele picadinho no café é uma delícia. Na receita que leva trigo é preciso untar a forma e enfarinhar para levar ao forno. Se o bolo for feito só com goma é preciso passar apenas óléo na forma, pois não gruda.  Uma outra variação na receita de bolo de goma é escaldar a massa, ou não. Dessa vez eu escolhi a receita que leva trigo.

PS: as fotos são do bolo que preparei, após postar as receitas aqui no blog. No lugar de óleo eu usei azeite coco babaçu (sim, eu tenho. rsssss..minha irmã tem um fornecedor do produto e me deu um tiquinho :P)


Bolo de Goma
Bate no liquidificador uma xícara de leite, ½ xícara de óleo (pode ser substituído por azeite de coco babaçu), 4 ovos, três xícaras de farinha de goma (ou polvilho/fécula de mandioca/tapioca), um pires (ou um pacotinho) de queijo ralado (opcional), sal a gosto (cuidado porque o queijo de pacote já é muito salgado). Depois de bater por uns 5 a 8 minutos, põe numa forma de buraco no meio, levemente untada com óleo. Forno por uns 30 a 40 minutos.

Bolo de Goma com trigo
6 ovos; 2 copos de goma; 1/2 copo de farinha de trigo; 2 copos de leite; 1/2 copo de óleo (ou azeite de coco babaçu); sal a gosto. Ferva o leite com o óleo.Quando ferver misture ao trigo, fécula e sal. Bata as claras em neve acrescente as gemas. Depois misture à massa. Leve para assar em forma untada com manteiga e trigo.
Postar um comentário